Filme: “A chegada do trem à Estação” - Lumière (1895).
O primeiro filme produzido pelos Irmãos Lumiére foi exibido em Paris e com ele trouxe muito espanto para os espectadores. A reação de terror do público foi intensa, eles pularam de suas cadeiras ou gritaram, ou se levantaram e correram para fora do auditório pois muitos acreditavam que o trem iria tomar forma real e sair da tela. Os primeiros espectadores eram, de acordo com esses mitos, ingênuos e defrontavam-se com as imagens ameaçadoras e violentas sem defesas, sem qualquer tradição a partir da qual entendê-la.
Houve uma confusão entre realidade e imagem.
A platéia era de sofisticados citadinos em busca de prazer, cientes de que estavam vendo as mais modernas técnicas do ofício teatral; oscilação entre convicção e dúvida.
As primeiras projeções de Lumière, os filmes eram apresentados inicialmente como imagens congeladas, projeções de fotografias imóveis.
As primeiras projeções de Lumière, os filmes eram apresentados inicialmente como imagens congeladas, projeções de fotografias imóveis.
O que exposto diante da platéia não é tanto o avanço iminente do trem mas a força do aparato cinematográfico.
A transformação da fotografia imóvel na ilusão do movimento, surpreende os espectadores e ostenta o fascínio pelo cinematográfico e sua novidade.
A maioria das primeiras projeções, um monólogo era proferido, acompanhando o espetáculo, preparando a platéia para o filme e criando uma atmosfera dramática.
Essas falas antes das projeções, criava uma atmosfera de expectativa, uma curiosidade fermentada com ansiedade, ao salientar as novas e surpreendes capacidades da atração preste a aparecer. Gerava grande impacto com as primeiras projeções, era algo totalmente novo para a sociedade.
Esse cinema que precede o domínio da narrativa (e o período dura quase uma década até 1903 ou 1904) é chamado de “Cinema de Atrações.”
Esse cinema de atrações exige uma certeza inteiramente cinematogŕafica engajando a curiosidade do espectador. O espectador permanece “consciente da ação do olhar”, da exitação da curiosidade e de sua satisfação.
Esse cinema lança-se ao encontro de seus espectadores por meio de inúmeros recursos formais, que vão desde a colisão sugerida pelos primeiros filmes de trem até um estilo praticado no mesmo período, em que os atores se inclinavam e gesticulavam para a câmera (exemplo: Méliès).
Os primeiros curtas-metragem são fascinantes. Méliès utilizava muito o surrealismo, dadaísmo, a mágica era sempre presente, os 'efeitos especiais' eram muito utilizados, os espectadores ficavam fascinados com o fato de um personagem desaparecer no meio da cena e depois voltar.
A questão do enquadramento da camêra é singular, pelo fato delas serem grandes e pesadas não havia possibilidades de movimentá-las, logo toda a cena acontecia em um enquadramento só, os personagens se movimentavam apenas naquele espaço e tudo acontecia ali, por isso que os primeiros curtas tinha objetovs em movimento como trem, pessoas andando e etc.
A expressão dos atores era intensa, pois como o cinema era mudo eles abusavam dos gestos, expressões faciais.
O início do cinema, os primeiros curtas, as primeiras descobertas é extremamente fascinante. Compará-lo com o que é hoje e aonde chegou é incrível pois pela época em que 'nasceu' (1890 mais ou menos), já estava avançado.
fontes:
Esse cinema lança-se ao encontro de seus espectadores por meio de inúmeros recursos formais, que vão desde a colisão sugerida pelos primeiros filmes de trem até um estilo praticado no mesmo período, em que os atores se inclinavam e gesticulavam para a câmera (exemplo: Méliès).
Os primeiros curtas-metragem são fascinantes. Méliès utilizava muito o surrealismo, dadaísmo, a mágica era sempre presente, os 'efeitos especiais' eram muito utilizados, os espectadores ficavam fascinados com o fato de um personagem desaparecer no meio da cena e depois voltar.
A questão do enquadramento da camêra é singular, pelo fato delas serem grandes e pesadas não havia possibilidades de movimentá-las, logo toda a cena acontecia em um enquadramento só, os personagens se movimentavam apenas naquele espaço e tudo acontecia ali, por isso que os primeiros curtas tinha objetovs em movimento como trem, pessoas andando e etc.
A expressão dos atores era intensa, pois como o cinema era mudo eles abusavam dos gestos, expressões faciais.
O início do cinema, os primeiros curtas, as primeiras descobertas é extremamente fascinante. Compará-lo com o que é hoje e aonde chegou é incrível pois pela época em que 'nasceu' (1890 mais ou menos), já estava avançado.
fontes:
“Uma estética do espanto” - Tom Gunning
Ben Singer “Modernidade, hiperistímulo e o início do sensacionalismo popular.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário